VOCÊ SE CONSIDERA UM CRENTE ABENÇOADO?


VOCÊ SE CONSIDERA UM CRENTE ABENÇOADO?
Texto bíblico: 49-22-28
22 - José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. 23 - Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. 24 - O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). 25 - Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. 26 - As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. 27 - Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo. 28 - Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.
TEXTO ÁUREO
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Ef 1:3
VERDADE PRÁTICA
Um crente abençoado não é só aquele que possui bens materiais, saúde e prosperidade, pois todas estas bênçãos são temporais, todavia o evangelho de Jesus pode nos propiciar mais do que bênçãos, mas bênçãos espirituais e eternas. 
PENSAMENTOS DA SEMANA
A maior benção do Evangelho é a Salvação! Quem quiser dinheiro e bens..., estude, se qualifique e trabalhe. Johnny Loureiro
OBJETIVO DA LIÇÃO
Fazer o crente compreender o que é bênção de Deus, como se classifica e como identificar se de fato somos abençoados.
INTRODUÇÃO
Bênção é uma declaração de boa vontade e felicidade que primariamente foi proferida por Deus aos pais Adão e Eva, bem como a condição de que cumpra essas boas palavras nas demais pessoas, posto que, o projeto original de Deus na criação foi para que as Suas criaturas, incluindo a humanidade, experimentasse a prosperidade, paz e realização, mas o projeto foi arruinado quando o pecado entrou no mundo. Assim, a força dessas declarações de bênção, que ainda ressoa nesse universo, são um desejo de Deus, por Sua graça, para que recaia sobre todos os que desejarem essa bênção. A rigor todas as bênçãos materiais que hoje desfrutamos são temporárias, mas a Sua bênção final que nos deu é a nova vida e perdão que vem pela fé em Seu Filho, Jesus Cristo e abrange a eternidade, assim Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Ef 1:3.

1.O SIGNIFICADO DE BENÇÃO NAS ESCRITURAS SAGRADAS
a)Benção no Antigo Testamento- A primeira menção da palavra benção está em Gn 1:22 quando Deus abençoou dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. Em hebraico a palavra abençoar é "barakhâ? que se pronuncia "barar? e o seu sentido original é a concessão de algo material, Dt 11;28, 28:20 e Is 19:24, pode significar felicidade, além de bênção. A outra palavra hebraica é esher, que também é traduzida como felicidade, Jó 5:17. Essa bênção está ligada ao conhecimento de que Deus está trabalhando para dirigir-nos no caminho certo.
b)Bênção no Novo Testamento - No Novo Testamento, há duas palavras gregas traduzidas como "bênção". Makarios que carrega o significado de felicidade, como as bem-aventuranças de Mt 5 que descrevem o estado feliz daqueles que encontram o seu propósito e realização em Deus e a palavra eulogia, que aparece em I Co 10:16 e tem o sentido de uma bênção, acrescentando, porém, o sentido espiritual transmitido pelo evangelho, Rm 15:29 e Ef 1:3. No NT Jesus é a fonte de todas as bênçãos e o sentido bíblico não é um simples desejo de felicidade.
2.CLASSIFICANDO AS BENÇÃOS DE DEUS PRESCRITAS NA BÍBLIA
Analisando os diversos textos bíblicos que tratam da bênção de Deus, bem como o ato de abençoar, podemos concluir que há uma classificação nas bênçãos de Deus, a saber:
a)Bênção material-Neste contexto a bênção se estendia a saúde, longevidade, família, prosperidade, sucesso, frutificação e mantimento. Sl 41:2; Dt 28:8 e Sl 132:15. 
b)Bênção espiritual-Trata-se de bênção cuja dimensão e alcance vão além do viver na terra e nos conduz, por sua natureza, ao transcendente e a eternidade, Lc 10:20.
c)Bênção total-Trata-se de bênção em todas as áreas da vida, Gn 24:1, 
d)Bênção parcial-Ez 34:26. O Senhor diz: "...farei descer a chuva a seu tempo?. e)Bênção especifica-Gn 27:35-38. A primogenitura era para o primogênito 
f)Bênção temporal-A casa de Obede foi abençoada por 3 meses, II Sm 6:11 e Lv 25:2
g)Bênção eterna-A vida além da física é uma bênção eterna, Jo 10:28
h)Bênção pessoal-A bênção na casa de Potifar era porque ela estava em José, Gn 39:5 
i)Bênção condicional-Trazer o dízimo à casa do tesouro e depois fazer prova de Deus; gera bênçãos, Ml 3:10 e se obedecerdes e cumprirdes os mandadores também,. Dt 11:27. 
3.CONDIÇÕES IMPOSTAS PARA SERMOS ABENÇOADOS POR DEUS
A rigor se estamos em Cristo somos abençoados com todas as bênçãos espirituais, como por exemplo o perdão dos nossos pecados, I Jo 1:9 e Sua presença, Mt 28:20, todavia o crente precisa buscar outras bênçãos para outras áreas da vida, tendo um viver: a)De fidelidade, Pv 28:20; b)De temor ao Senhor, Sl 128:4; c)De generosidade, Pv 22:9; b)De retidão e justiça, Pv 10:6. Ademais, os textos indicam que precisamos ter um viver em simetria com a Sua Palavra para sermos mais e mais abençoados com outras bênçãos que Ele tem para nós, então como disse Jó 22:26-28: "Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos. Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.
4.SOMOS ABENÇOADOS POR DEUS PARA ABENÇOAR 
A bênção de Deus sobre nós não é para apenas afirmamos: "Sou abençoado? ou como ter um título de que somos melhores que os outros, muito pelo contrário, é para abençoarmos as pessoas, razão pela qual a bíblia fala de:
a)A benção de Abraão - Gn 12:2-3; Gl 3:8,14-O Senhor disse a ele: "Sê tu uma bênção? v.2 e no verso 3: "Abençoarei os que te abençoarem? ou seja, todas as nações seriam abençoadas em Abraão, pois ele deveria ser uma bênção o que se cumpre em Gl 3:8,14: "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.?; "Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.?
b)A bênção Aarônica - A Bênção sacerdotal de Nm 6:23-26 em hb, Birkat Kohanim, também bênção sacerdotal, é uma oração judaica recitada durante certos serviços. É dirigida aos filhos de Israel e o nome do Deus. Está no singular e menciona três coisas: o rosto de Deus, a misericórdia e a paz. Esse modo bíblico de entender a paz diz que quando se deseja a paz para alguém, se deseja tudo, mas tudo o que há de melhor, e em abundância; c)Bênção apostólica, II Co 13:13: Ela se dirige a todos os que crêem, judeus ou gentios. Cita as três pessoas da Trindade e está no plural e menciona três coisas: a graça, o amor e a comunhão; d)Bênção de pessoas para pessoas - A bíblia diz em Dt 33:1 que Moisés, abençoou os filhos de Israel antes de morrer. Os patriarcas da fé abençoaram seus filhos, exemplo de Gn 49, destacando-se a bênção dos vv:25,26 quando Jacó deseja-lhe as bênçãos dos céus (chuva, orvalho, sol e condições favoráveis, bênçãos espirituais em sua plenitude); bênçãos das profundezas (fontes de águas, minérios e minas) e bênçãos dos seios e da madre, (a fertilidade); e)Os pais devem abençoar os filhos - É importante também que os pais abençoem seus filhos em nome do Senhor e que os filhos peçam a bênção aos pais, honrando-os, Dt. 5:16, Para que tenham longevidade e tudo corra bem na terra que o Senhor lhe dá; d)Abençoados para abençoar - No Antigo Testamento as pessoas eram orientadas a oferecer ao Senhor parte daquilo que eles recebiam como bênçãos, Gn 49:28; Dt 15:14; 16:10. Davi ao chegar de Ziclague abençoou aos anciãos de Judá com os despojos de guerra. A doutrina do NT orienta ao crente abençoar até os seus inimigos, Lc 6:28; Rm 12,14, I Co 4:12
CONCLUSÃO
Muitos crentes não se sentem abençoados em face das constantes provações, Paulo, no entanto, disse em Fp 4:12: "Sei estar a batido, e sei ter em abundância.? A bênção de Deus também nos faz ter consciência da adversidade e do sucesso. Lembrem-se de Jó, 22:22-28 onde ele faz uma das mais lindas declarações de um homem abençoado na provação que diz: "Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda, E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros, então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada. Sendo assim, faze as pazes com Deus sujeitando-te a ele, e a prosperidade te alcançará. Jó 22:21.

Institucional

Contrate

Atendimento

Todos os direitos reservados Igreja Evangélica Assembléia de Deus Betel
(21) 2604-4510 / 3713-1142 / 99628-9191
Redes Sociais:
A Clandevelop e uma agende web, voltada para desenvolvimento sites, sistemas web, identidade visual e muito mais.
Desenvolvido por
Clandevelop