O TRABALHO É UMA BÊNÇÃO OU UMA MALDIÇÃO?


O TRABALHO É UMA BÊNÇÃO OU UMA MALDIÇÃO?
II Tessalonicenses 3:6-13
6 - Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.7 - Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,8 - Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 - Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.11 - Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.12 - A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 13 - E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
TEXTO ÁUREO
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Jo 5:17
VERDADE PRÁTICA
O trabalho não deve ser encarado como maldição, mas como bênção, pois o seu resultado, ainda que pequeno, traz ao homem a dignidade e a autossatisfação de tê-lo realizado.
PENSAMENTO DA SEMANA
"A satisfação que nosso trabalho nos proporciona é sinal de que soubemos escolhê-lo.? 
Clarice Lispector
OBJETIVO DA LIÇÃO
Demonstrar biblicamente a importância do crente se dedicar ao trabalho, encarando-o com uma bênção para sua plena realização.
INTRODUÇÃO
Alguns crentes ainda acreditam que quando Deus sentenciou o homem por conta do pecado praticado lá no Éden, que o trabalho que lhe foi imposto foi uma maldição quando, na verdade, Deus amaldiçoou a terra e não o homem, Gn 3:16,17, ademais, o homem já trabalhava, quando Deus o formou e determinou-lhe que lavrasse (a palavra lavrar na raiz hebraica é abbadh, que significa é trabalhar, servir) e guardasse também o jardim, Gn 2:15, recebeu também a incumbência de dar nome a todos os animais e cremos que este era um ótimo trabalho até porque, se não houvesse o pecado, este trabalho se perpetuaria por toda a eternidade. Seguindo o pensamento bíblico nas Palavra de Jesus e nas orientações de Paulo às igrejas neotestamentária, percebemos que o trabalho era uma atividade que deveria fazer parte da vida do homem como uma bênção de Deus e não como maldição.
1.QUAL A ORIGEM DA PALAVRA TRABALHO?
A palavra vem do latim tripalium, que significa "três?, e palum, que quer dizer "madeira?, nome dado a um instrumento de tortura muito comum na Europa antiga. Originalmente "trabalhar? significava "ser torturado?, mas estendeu-se às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral. A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa "sentir dor? ou "sofrer?. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar "fazer uma atividade exaustiva? ou "fazer uma atividade difícil, dura?. Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim". A palavra tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dic. "Aurélio", lhe dedica "20? acepções básicas e diversas expressões idiomáticas. (Dic. Etimológico).
2.O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O TRABALHO?
O trabalho é tão antigo quanto o homem, sua 1ª menção bíblia lê-se em Gn 2:15. As escrituras nos ensinam lições preciosas sobre o trabalho, que devemos aplicar em nossa vida material e espiritual, a saber: a)Que devemos trabalhar, Ex 20:9; b)Que há proveito em todo o trabalho, Pv 14:23; c)Que todo trabalho deve ser feito com diligência, Pv 10:4; d)Com fidelidade, Gn 39:6; Dn 6:4 e)Que devemos ser zelosos Pv 22:29; f)Que devemos ser honestos, Pv 11:1; g)Que não podemos ser preguiçosos, Pv 6:6, Pv 12:11; h)Não devemos também focar só no trabalho material e nos esquecer do espiritual, Jo 6:27; i)Que todo trabalhador é digno do seu salário, I Tm 5:18; j)Que quem não quer trabalhar, também não deve comer, II Ts 3:10; l)O homem precisa ter descanso do seu trabalho, Ex 23:12; m)O homem deve comer do trabalho de suas mãos, Sl 128:2. n)O resultado do trabalho deve ser bem aplicado, Is 55:2; o)O próprio Deus é um Deus que trabalha até agora, e Jesus é o nosso exemplo em trabalho, Jo 5:17
4.O PENSAMENTO DO SÁBIO SALOMÃO SOBRE O TRABALHO
A palavra "trabalho? aparece em toda bíblica cerca de 130 vezes. Só em Eclesiastes 24 menções são feitas. No capítulo 2 Salomão fala de três vaidades: a)Das possessões; b)Da sabedoria, c)Do trabalho. Wiersbe, destaca que ele provou a vida (2:1-11); b)Ele aborreceu a vida (2:12-23); c)Ele aceitou a vida (Ec 2:24-26). Em Ec 1:3 ele faz a seguinte pergunta: "Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? ? Com certeza Salomão que era o homem mais rico e mais sábio da época, realizou grandes projetos, mas percebeu o que acontece quando eles são concluídos, viu que tudo era vaidade. Ele alcançou o sucesso, mas percebeu que os prazeres e as riquezas não dão felicidade, todavia, não pode concluiu com isto que ele estava declarando que o trabalho seja uma maldição, mas que o trabalho em si, não é capaz de satisfazer o homem em sua plena realização, ademais ele mesmo responde à pergunta de Ec 1:3 em Pv 14:23 quando diz: "Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza. ? Por sua vez o profeta Is 55:2: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. ?
3.PORQUE O TRABALHO É UMA BÊNÇÃO E NÃO UMA MALDIÇÃO?
a) Como era antes?
Possivelmente o trabalho que Adão realizava era prazeroso, pois foi o próprio Deus lhe incumbiu da tarefa de lavrar e guardar o jardim. (Gn 2:15) Já vimos o sentido da palavra "lavrar? na introdução e a palavra "guardar? no original é "sãmar? que tem o sentido de proteger, cuidar, preservar, conservar, vigiar, mantendo-o para um determinado propósito.
b) Como aconteceu? 
Primeiro precisamos entender o texto de Gn 3:17 quando Deus proferiu a sentença sobre o homem Adão, visto que a maldição não recaiu sobre o homem e ao trabalho, mas a terra Gn 3:17b: "... maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. ? v. 18: "Do suor do teu rosto comerás? ou "Terá que trabalhar pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento...? (N.T.L.H). William Menzies e Stanley Horton assim se reportaram ao texto: "A própria natureza sofreu devido à queda. Até o solo foi amaldiçoado (Gn 3:14-24). Não somente o mal moral se transformou em uma nuvem escura sobre o mundo. A queda ocasionou também o mal natural, pelo mesmo caminho. As pestilências, doenças e secas que têm amaldiçoado a humanidade ? fazendo com que sua labuta seja realmente o comer pelo "suor de seu rosto? ? resultam da rebeldia inicial do homem contra Deus, no jardim do Éden. ?
c) Qual o propósito do trabalho?
Deus nada faz nada sem propósito, ainda que não entendamos em nosso tempo, Ec 3:1, mas por certo até no trabalho do homem Deus tem seus planos é o que se depreende dos diversos textos bíblicos. A bíblia diz: "Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom...? Ef 4:28.
d) O trabalho sempre foi uma bênção na vida do homem
A exemplo de Jacó (Gn 30:30); de José (Gn 39:4; de Davi (I Sm 16:11); Neemias (Ne 4:21); Hirão (I Re 7:13,14); Paulo, (At 18:3).
e) O que pensa os estudiosos?
1.William Macdonald: "O trabalho não é uma maldição. A maldição está mais ligada à tristeza, à frustração, ao suor e ao cansaço que acompanham o trabalho? 2.Charles Colson e Nancy Pearcey: "o trabalho, que originariamente era criativo e satisfatório, se tornaria uma questão de fatigante labuta e trabalho pesado.? 3.Calvino: "A maldição não abole completamente a bênção que se associava primitivamente ao trabalho; perduram nele ´sinais´ que dão ao homem o gosto do labor.? 4.O comentário bíblico Beacon diz: "Deus pôs uma maldição diretamente na terra em vez de colocá-la no homem. Adão foi comissionado a trabalhar com a terra, mas já não seria por puro prazer, mas misturado com dor. Gn 3:17.
CONCLUSÃO
O crente em Jesus deve compreender que trabalho não é maldição, mas é bênção, porque fomos abençoados com as mais ricas e selecionadas bênçãos dos céus, Ef: 1:3, por isto, devemos aproveitar o nosso trabalho material e também o espiritual e fazer com Deus seja em tudo glorificado, I Co 10:31 o que por certo redundará em satisfação pessoal, alegria e consciência tranquila de que tudo o que nos veio a mão para fazer, foi feito. Ec 9:10.
Pr. Paulo Affonso Generoso

Institucional

Contrate

Atendimento

Todos os direitos reservados Igreja Evangélica Assembléia de Deus Betel
(21) 2604-4510 / 3713-1142 / 99628-9191
Redes Sociais:
A Clandevelop e uma agende web, voltada para desenvolvimento sites, sistemas web, identidade visual e muito mais.
Desenvolvido por
Clandevelop